Honda Biz obteve recorde de vendas em 2013
Foram 240,2 mil unidades, mais do que Yamaha e outras quatro fabricantes conseguiram juntas
MÁRIO CURCIO, AB
A alta nas vendas da Biz nesse momento de mercado em queda resulta de uma decisão acertada da Honda: em julho de 2012, a fabricante voltou a vender opções mais opções mais acessíveis do modelo, movidas a gasolina, com cilindrada de 100 centímetros cúbicos e carburador. Esse motor se somou aos flex de 125 cc e injeção eletrônica.
Naquele ano, essa medida já foi suficiente para manter praticamente estáveis as vendas do modelo (222,5 mil unidades) na comparação com 2011, apesar de o mercado de duas rodas ter recuado 15,6% no período. Em 2013, o setor de motos caiu novamente, em 7,4%, mas a Biz cresceu 7,9% graças à boa aceitação da versão de 100 cc, que teve 50,4 mil unidades lacradas, ante 189,8 mil da 125.
HISTÓRIA DO MODELO
A Honda Biz foi lançada em 1997 em substituição ao modelo Dream, uma motoneta até simpática, mas com estilo muito defasado. A Biz nasceu com o mesmo motor de 100 cc da antecessora, mas tinha desenho bem mais atual e bom espaço sob o banco, suficiente para um capacete, uma bolsa ou pequenas compras. Em 2005, o modelo foi reprojetado e teve o motor substituído por outro de 125 cc.
No segundo semestre de 2008, o motor de 125 cc recebeu injeção eletrônica. Em 2011 a Honda modificou novamente a Biz e tornou-a bicombustível. Mais de 50% das vendas do modelo são feitas para o público feminino. E em muitas cidades do interior de São Paulo o modelo tem mais aceitação do que as linhas CG 125 e CG 150.