XRE 300 modelo 2012 chega com novas cores
Motocicleta é referência em versatilidade e pilotagem confortável tanto na cidade quanto em estradas não pavimentadas
Em 2009, a Moto Honda da Amazônia inovou ao apresentar a XRE 300, um modelo com DNA seguindo a tendência adventure. A motocicleta também é sinônimo de inovação por receber uma versão com freios Combined ABS (C-ABS), primeiro sistema desenvolvido pela Honda exclusivamente para a categoria on-off road.
O modelo, que recentemente foi eleito bicampeão no Prêmio Moto do Ano 2012, na categoria Trail, promovida pela Revista Duas Rodas, chega agora às concessionárias na linha 2012, com 3 novas cores: azul metálica, verde metálica, e vermelha metálica.
Um modelo versátil
A receita de sucesso da XRE 300 está em suas linhas agressivas e modernas que transmitem sofisticação e imponência. Seu design é diferenciado e é reforçado pelo visual “adventure”. Na dianteira, recebe farol multi-refletor em policarbonato de 60/55W, oferecendo excelente visibilidade noturna. Possui carenagem com acabamento preto texturizado que garante grande resistência a riscos. Já o paralama principal é integrado à carenagem do farol e aos defletores, transmitindo a sensação de força e robustez.
Na traseira, o conjunto óptico é formado por lanterna e sinalizadores independentes, suporte de placa alto e alças em alumínio integradas ao bagageiro em nylon de alta resistência. Este item proporciona conforto e segurança para o garupa.
A XRE 300 conta com um painel completo e totalmente digital. Está integrado à carenagem do farol e traz marcador de combustível, tacômetro, velocímetro, hodômetro total e parcial, além de luzes-espia da injeção eletrônica, piscas, farol alto e neutro.
Equipada com motor 291,6 cm3, DOHC (Double Over Head Camshaft), monocilíndrico, quatro tempos, arrefecido a ar, radiador de óleo, injeção eletrônica PGM-FI, a XRE 300 desenvolve potência máxima de 26,1 cv a 7.500 rpm e torque de 2,81 kgf.m a 6.000 rpm.
O modelo possui ainda câmbio de cinco velocidades, com escalonamento que permite o aproveitamento da potência e do torque, exigindo menos trocas de marchas. É equipado com partida elétrica, tanque de combustível com capacidade para 12,4 litros (reserva de 2,3 litros) e bateria selada, isenta de manutenção periódica.
Do tipo semi-duplo, o chassi oferece agilidade e fácil pilotagem, além de comportamento mais estável em qualquer situação. Além disso, sua ergonomia é garantida pelo assento em dois níveis, privilegiando o conforto e proporcionando ótimo encaixe das pernas junto ao tanque.
A suspensão traseira mono-amortecida do tipo Pro-link e balança de alumínio, proporcionam uma pilotagem macia e agradável em todas as situações. Já a dianteira é do tipo garfo telescópio de longo curso, e assegura elevada capacidade de absorção de impactos, robustez e resistência a torções.
Na versão Standard, recebe freio dianteiro a disco, com 256 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão, e o traseiro também a disco, com 220 mm de diâmetro de pistão simples. Já a versão com C-ABS, reúne os benefícios do ABS (Anti-lock Brake System) e do CBS (Combined Brake System). O sistema conta com sensores de velocidade das rodas dianteira e traseira, um módulo de controle que processa as informações fornecidas por estes sensores, cáliper de três pistões na dianteira, freio a disco na traseira e luz de advertência do funcionamento no painel.
A motocicleta conta também com o Sistema Honda de Proteção, composto por shutter-key (fechadura adicional acionada com chave sextavada e combinações magnéticas) e comb-lock (trava do guidão combinada à chave de ignição).
Disponível nas cores azul metálica, verde metálica e vermelha metálica.
Jornalista Responsável: Ricardo Ghigonetto (Mtb 14.150)
Especificações Técnicas
XRE 300 – versão Standard
Categoria Adventure touring
Motor 291,6cc, DOHC, monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, arrefecido a ar
Potência máxima 26,1 cv a 7.500 rpm
Torque máximo 2,81 kgf.m a 6.000 rpm
Diâmetro x curso 79,0 x 59,5 mm
Alimentação Injeção eletrônica de combustível PGM-FI
Relação de compressão 9,0 : 1
Sistema de lubrificação Forçada, por bomba trocoidal
Sistema de ignição Eletrônica
Bateria 12V – 5 Ah
Farol (alto/baixo) 60/55W
Sistema de partida Elétrica
Capacidade do tanque 12,4 litros (2,3 litros de reserva)
Óleo do motor 2,0 litros (1,4 litro para troca)
Transmissão 5 velocidades
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Suspensão dianteira Garfo telescópico com 245 mm de curso
Suspensão traseira Pro-Link com 225 mm de curso
Freio dianteiro Disco simples de 256 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão
Freio traseiro Disco simples de 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples
Pneu dianteiro 90/90 – 21M/C (54S)
Pneu traseiro 120/80 – 18M/C (62S)
Chassi Berço semiduplo
Altura do assento 860 mm
Altura mínima do solo 259 mm
Dimensões (C x L x A) 2.171 x 830 x 1.181 mm
Entre-eixos 1.417 mm
Peso seco 144,5 kg
Especificações Técnicas
XRE 300 – versão C-ABS
Categoria Adventure touring
Motor 291,6cc, DOHC, monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, arrefecido a ar
Potência máxima 26,1 cv a 7.500 rpm
Torque máximo 2,81 kgf.m a 6.000 rpm
Diâmetro x curso 79,0 x 59,5 mm
Alimentação Injeção eletrônica de combustível PGM-FI
Relação de compressão 9,0 : 1
Sistema de lubrificação Forçada, por bomba trocoidal
Sistema de ignição Eletrônica
Bateria 12V – 5 Ah
Farol (alto/baixo) 60/55W
Sistema de partida Elétrica
Capacidade do tanque 12,4 litros (2,3 litros de reserva)
Óleo do motor 2,0 litros (1,4 litro para troca)
Transmissão 5 velocidades
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Suspensão dianteira Garfo telescópico com 245 mm de curso
Suspensão traseira Pro-Link com 225 mm de curso
Freio dianteiro Disco simples de 256 mm de diâmetro e cáliper de três pistões
Freio traseiro Disco simples de 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples
Pneu dianteiro 90/90 – 21M/C (54S)
Pneu traseiro 120/80 – 18M/C (62S)
Chassi Berço semiduplo
Altura do assento 860 mm
Altura mínima do solo 259 mm
Dimensões (c x l x a) 2.171 x 830 x 1.181 mm
Entre-eixos 1.417 mm
Peso seco 151 kg