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CG 150 Fan ganha o sistema Flex

CG 150 Fan ganha o sistema Flex

 Novo modelo amplia a linha de motocicletas bicombustíveis comercializadas pela Honda e acompanha a estratégia mundial da empresa de respeito ao meio ambiente

 As motocicletas Flex, movidas a etanol (álcool), gasolina ou com a mistura de ambos, já conquistaram o consumidor brasileiro. A CG 150 Titan, primeira motocicleta bicombustível produzida em série no mundo, já comercializou cerca de 290 mil unidades desde o seu lançamento, em março de 2009. Já para a NXR 150 Bros, que ganhou o sistema Flex (com a tecnologia Mix Fuel Injection) em setembro do mesmo ano, as vendas ultrapassam as 151 mil unidades.

 Impulsionada pelo sucesso desses modelos, a Honda amplia sua linha Flex com o lançamento da CG 150 Fan com essa tecnologia. A novidade reforça o pioneirismo da empresa e seu forte engajamento com a preservação do meio ambiente, uma vez que o etanol (álcool), além de estar alinhado com a estratégia de matrizes energéticas do governo brasileiro, tem a vantagem de ser uma fonte de energia renovável e menos poluente quando comparado à gasolina, conforme tabela abaixo:

  
 Limite Promot (g/km)
 CG 150 Fan (g/km)
 Diferença entre

CG 150 Fan e Promot (%)
 
Gasolina
 Etanol (Álcool)
 Gasolina
 Etanol (Álcool)
 
Monóxido de Carbono (CO)
 2,000
 0,658
 0,444
 -67,1%
 -77,8%
 
Hidrocarbonetos (HC)
 0,800
 0,146
 0,143
 -81,8%
 -82,1%
 
Óxido de Nitrogênio (NOx)
 0,150
 0,068
 0,102
 -54,7%
 -32,0%
 

 Tecnologia ao alcance do consumidor

 A nova motocicleta reúne o sistema Flex (com a tecnologia Mix Fuel Injection), sistema de injeção eletrônica de combustível (PGM-FI) e partida elétrica. E, para atender às diferentes necessidades de cada motociclista, o modelo será comercializado em duas versões: ESi, com partida elétrica e injeção eletrônica PGM-FI; e ESDi, com o diferencial do freio dianteiro a disco, que proporciona mais segurança e conforto ao usuário.

 A CG 150 Fan apresenta motor OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, quatro tempos, de 149,2 cm3, arrefecido a ar, com comando de válvulas no cabeçote e balancins roletados. Resistente, durável e confiável, apresenta torque máximo de 1,32 kgf.m a 7.000 rpm e potência de 14,2 cv a 8.500 rpm. É alimentado por sistema de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que gera respostas mais imediatas ao comando do acelerador, em qualquer situação de uso, e resulta em acelerações mais progressivas e lineares.

O modelo traz ainda transmissão de cinco velocidades e embreagem multidisco em banho de óleo, que oferece acionamento preciso e macio. Completam o conjunto partida elétrica e bateria selada, de maior vida útil e isenta de manutenção.

 Seu design, com linhas retas e marcantes, transmite robustez. Com capacidade para armazenar 16,1 litros de combustível, o tanque associa esportividade e formato anatômico, permitindo o encaixe confortável das pernas do piloto.

 Na dianteira, o conjunto óptico apresenta farol redondo com refletor multifocal e lâmpada de 35/35W, além de piscas com visual moderno. Na traseira, a rabeta esportiva leva a mesma cor do tanque, com lanterna e piscas integrados.

 O escapamento em aço inox com acabamento na cor preta conta com protetor cromado na maior parte de sua extensão, diminuindo a possibilidade de contato com altas temperaturas e proporcionando mais segurança aos usuários.

 Visando auxiliar o consumidor em relação ao funcionamento da tecnologia Mix, o painel da motocicleta traz a luz “ALC”, que acenderá sempre que houver mais de 80% de etanol (álcool) no tanque e piscará em condições de temperatura ambiente abaixo de 15°C. Além disso, apresenta velocímetro, hodômetro total, marcador de combustível, luzes indicadoras de neutro, direção e farol alto, além da lâmpada de diagnóstico da injeção eletrônica localizada no lado esquerdo.

 O chassi do tipo “diamond” estampado oferece grande resistência a torções, boa ciclística e dirigibilidade, além de agilidade e estabilidade em manobras urbanas. O assento em dois níveis é sinônimo de conforto tanto para o piloto quanto para o garupa, devido ao seu tamanho e formato ergonômico.

 O conjunto de suspensões, com curso de 130 mm na dianteira e 101 mm na traseira, garante estabilidade e progressividade. Os pneus, do tipo 80/100 – 18 M/C 47P na dianteira e 90/90 18 M/C 57P na traseira, aliados aos amortecedores traseiros, permitem ajustes de acordo com o peso transportado, proporcionando maior equilíbrio. Na versão ESi, os freios a tambor com 130 mm de diâmetro tanto na dianteira quanto na traseira asseguram eficiência e progressividade. Já a ESDi conta com freio a disco na dianteira e tambor na traseira. Disponível nas cores vermelha, preta e prata metálica.                  

 Jornalista Responsável: Ricardo Ghigonetto (Mtb. 14.150)

 

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