Linha Honda CG 2014
São seis variações sobre o mesmo tema: Uma moto robusta, ágil no trânsito, confortável e tem uma versão para cada preço e tipo de pessoa.
A versão mais simples e barata, tem partida apenas no pedal, freio a tambor nas duas rodas e não tem abas laterais no tanque, mas conta com muitos melhoramentos que divide com os outros modelos também.
A primeira com partida elétrica da série, ainda não tem freio a disco na dianteira. Estrutura nova do farol é preta brilhante na frente. O escapamento também novo é mais curto nas 125cc.
A CG FAN 125 ESD é a primeira da série com freio a disco na dianteira. Ele está mais progressivo, facilitando a precisão nas frenagens.
As 150 todas, agora contam com freio a disco na dianteira, abas laterais na dianteira do tanque e a peça que suporta o farol em preto fosco na CG Fan 150 ESDi
A Titan 150 ESD tem a pintura mais detalhada, com faixas no tanque e nas abas laterais. O suporte do farol é na cor da moto
O modelo CG Titan EX vem com rodas de liga, mais leves que as anteriores e pneus radiais sem câmera
Na estratégia de versões portanto, os modelos 150 FAN ESDi e 150 FAN ESi foram substituidos pelo modelo 150 FAN ESDi. A 125 FAN de 2013 agora se dividiu em duas versões, adicionando o modelo com freio a disco, a 125 FAN ESD.
As modificações principais não são tão visíveis quanto as na estética da moto.
A nova rabeta tem a lanterna assemelhando-se aos LEDS. A iluminação, como esse novo farol, mais integrado com o resto do desenho da moto, segue um novo padrão europeu para segurança nas motocicletas. Seu foco é bem mais preciso, com menos dispersão de luz para os lados e abaixo do campo real de visão.
Mas a grande alteração está no chassi. Uma nova liga de chapa laminada em aço carbono é utilizada na sua fabricação e um batalhão de robôs fazem a soldagem das peças estampadas, de forma que o conjunto ficou mais leve e resistente. A fábrica afirma que a moto perdeu 4 Kg de peso, no total.
No quesito do conforto alterações se somaram com novo perfil para o assento, com espuma de camada maior e dureza mais progressiva, de forma que ela tem características parecidas com um “gel”.
Nova calibração da suspensão das duas rodas foram obtidas por modificações nas bengalas e amortecedores das 150.
Um curso levemente maior (5mm) e molas mais progressivas na traseira devem diminuir a necessidade de ajustes na pré carga das molas e adicionar conforto e melhor dirigibilidade ao rodar sobre piso irregular.
No test-ride que fizemos no CETH (Centro Educacional de Trânsito Honda de Recife) não conseguimos testar esse quesito, porque a pista de testes não tinha as características necessárias para essa verificação. Num teste futuro do Motonline isso sera feito.
No painél um novo visual é comum a todas as versões mas nos detalhes das funções, os modelos mais implementados tem diferenças como na cor do fundo do display, hodômetro parcial e relógio.