CB 300R e XRE 300 recebem tecnologia Flex e novo design
Marca amplia seu line-up de modelos bicombustíveis e reforça o seu compromisso global com tecnologias amigáveis ao meio ambiente
Após completar a marca de 2 milhões de motocicletas Flex produzidas e a excelente aceitação dos consumidores brasileiros por essa tecnologia, a Honda dá mais um passo na ampliação da gama de modelos bicombustíveis produzidos no País. Com os sucessos da Biz 125, CG 150 Fan, CG 150 Titan e NXR 150 Bros, a empresa amplia o seu line-up de motos bicombustíveis com a chegada da CB 300R e da XRE 300 Flex.
A utilização da tecnologia em seus modelos reforça o compromisso ambiental da Honda, uma vez que o etanol (álcool), além de estar alinhado com a estratégia de matrizes energéticas do governo brasileiro, tem as vantagens de ser uma fonte de energia renovável, poluir menos que os combustíveis fósseis e não possuir enxofre em sua composição – tornando sua combustão mais limpa. Os dois modelos também receberam alterações no design.
Tecnologia de ponta
O sistema Flex possui componentes exclusivos e dispensa qualquer tipo de adaptação, permitindo o uso da gasolina, do etanol ou da mistura dos dois. Além disso, é recomendável que o próprio tanque contenha um mínino de 20% de gasolina para que se garanta a partido a frio.
A tecnologia Flex é coordenada por um ECM (Engine Control Module) exclusivo, interligado a sensores que monitoram o desempenho do motor e transmitem informações sobre a mistura que está sendo utilizada. De acordo com os dados fornecidos por estes sensores, o ECM escolhe o melhor programa de funcionamento, conforme proporção de gasolina/etanol no tanque.
O sensor de oxigênio, localizado logo na saída do motor é o principal responsável pelo perfeito funcionamento do sistema bicombustível. Ele faz a leitura dos gases queimados e passa a informação ao ECM. Com base no mapa de funcionamento escolhido, o ECM transmite as informações ao bico injetor, que fornecerá a quantidade adequada de combustível para a queima, levando-se em conta a mistura que está sendo utilizada, e assim acertará o ponto de ignição.
Para receber a tecnologia, algumas alterações técnicas foram necessárias. O bocal injetor exclusivo permite maior vazão, enquanto o filtro de combustível secundário possui maior capacidade de retenção de sujeiras e evita o entupimento precoce da bomba. O gerador foi adequado para atender ao maior esforço provocado pela partida a frio. O tratamento interno do tanque e o potenciômetro do marcador de combustível foram alterados para funcionamento com álcool. Por fim, a bomba de combustível ganhou tratamento interno para suportar o uso do álcool.
Além de toda a tecnologia aplicada, os modelos CB 300R e XRE 300 atendem aos rigorosos padrões estabelecidos pelo Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), apresentando níveis de emissões expressivamente mais baixos que os estipulados pela legislação, conforme tabela abaixo:
| Limite Promot (g/km) | CB 300R (g/km) | XRE 300 (g/km) | ||
Gasolina |
| Gasolina |
| ||
Monóxido de Carbono (CO) | 2,000 | 0,895 |
| 1,340 |
|
Hidrocarbonetos (HC) | 0,800 | 0,096 |
| 0,195 |
|
Óxido de Nitrogênio (NOx) | 0,150 | 0,069 |
| 0,063 |
|
Uma autêntica “Street Sport Naked”
Com linhas agressivas e um visual sofisticado, a CB 300R chama a atenção por sua força e esportividade. O modelo proporciona excelente desempenho tanto no uso urbano, para locomoção diária, quanto nas estradas, para lazer nos finais de semana.
Seguindo o conceito “street fighter”, o modelo recebe design inovador, apresentando linhas que transmitem força na dianteira e leveza na traseira. A carenagem frontal é moderna e esportiva, além de estar integrada ao conjunto óptico. O farol, com refletor multifocal, garante boa visibilidade noturna.
A novidade na versão 2013 é o defletor na lateral integrado à carenagem e localizado próximo ao tanque de combustível, deixando o modelo imponente.
Já a parte traseira, apresenta lanterna exclusiva e a rabeta curta e afilada, reforçando sua leveza. O assento em dois níveis garante o conforto tanto do piloto quanto do garupa. Para este último, há também alças em alumínio, que completam o design da motocicleta e oferecem mais conforto e segurança.
O painel de instrumentos da CB 300R traz tacômetro analógico e display digital com velocímetro, hodômetro total e parcial, marcador de nível de combustível, luzes indicadoras de injeção eletrônica, neutro, farol alto e sinalizadores de direção. Visando orientar o consumidor com relação ao funcionamento da tecnologia Flex, o painel traz ainda uma nova luz indicadora, que acenderá sempre que houver uma elevada concentração de etanol (álcool) no tanque e temperatura ambiente abaixo de 15ºC no momento da partida que indicará uma possível dificuldade de partida a frio do motor. Após o aquecimento do motor, a luz se apagará.
Para garantir agilidade na pilotagem urbana e bom desempenho nas estradas, o modelo é equipado com o motor DOHC (Double Over Head Camshaft), de 291,6 cm3, com duplo comando de válvula no cabeçote, monocilíndrico, quatro tempos, com quatro válvulas e radiador de óleo. Enquanto a motocicleta desenvolve torque de 2,82 kgf.m a 6.500 rpm e potência 26,53 cv a 7.500 rpm quando abastecida a gasolina, estes valores mudam para 2,86 kgf.m a 6.500 rpm e 26,73 cv a 7.500 rpm , respectivamente quando utilizado álcool.
A motocicleta recebe ainda sistema de injeção eletrônica de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection), garantindo acelerações progressivas e lineares.
Do tipo berço semiduplo em aço tubular, o chassi da CB 300R proporciona resistência às torções e excelente dirigibilidade. O modelo conta com partida elétrica e bateria selada, isenta de manutenção periódica.
O modelo é equipado com suspensões dianteira do tipo garfo telescópio com 130 mm de curso, e traseira monoamortecida com 105 mm de curso. A CB 300R utiliza pneus esportivos largos e de perfil baixo, do tipo 110/70 – 17 M/C na dianteira e 140/70 – 17 M/C na traseira, que garantem estabilidade, tração e aderência. As rodas de alumínio de cinco raios duplos e 17 polegadas possuem desenho exclusivo e reforçam a esportividade do modelo.
Quando o assunto é a segurança, a versão 2013 Standard conta com freio dianteiro a disco com 276 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão e traseiro, também a disco, com 240 mm de diâmetro. Há também a opção com freios C-ABS, que reúne os benefícios do ABS (Anti-Lock Brake System) e do CBS (Combined Brake System).
Completando o conjunto, recebe ainda o Sistema Honda de Proteção, composto por shutter-key (fechadura acionada com chave sextavada e combinação magnéticas) e comb-lock (trava do guidão combinada à chave de ignição).
Disponível nas cores preta, vermelha metálica e amarela, a CB 300R 2013 está disponível nas concessionárias Honda desde fevereiro de 2013. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.
Para encarar qualquer desafio
Referência em pilotagem confortável e versátil, a XRE 300 é ideal para quem necessita de um meio de locomoção para o dia a dia nas cidades e para aqueles que desejam viajar ou se aventurar por estradas de terra nos finais de semana. O modelo vem conquistando cada vez mais os consumidores brasileiros com o seu DNA on/off road e suas linhas agressivas e modernas, transmitindo sofisticação, imponência e, consequentemente, grande diferenciação na categoria.
Seu design é distinto e reforça o seu visual “adventure”. Na dianteira, recebe farol multi-refletor em policarbonato de 60/55W, oferecendo excelente visibilidade noturna. Possui carenagem com acabamento preto texturizado, que garante grande resistência a riscos. A novidade da linha 2013 fica por conta de uma carenagem interna integrada com o para-lama principal e que oferece uma proteção maior contra respingos.
Na traseira, o conjunto óptico é formado por lanterna e sinalizadores independentes, suporte de placa alto e alças de alumínio integradas ao bagageiro em nylon de alta resistência.
Completo e totalmente digital, o painel de instrumentos está integrado à carenagem do farol e é possível fazer a leitura do marcador de combustível, tacômetro, velocímetro, hodômetro total e parcial, injeção eletrônica, piscas, farol alto e neutro, além da nova luz indicadora do sistema Flex.
A boa ergonomia é garantida pelo assento em dois níveis, que privilegia o conforto e oferece ótimo encaixa das pernas junto ao tanque. O guidão permite que o piloto mantenha os braços mais elevados, evitando a fadiga em longos percursos. Para o garupa, o conforto é garantido pelo assento, que o deixa em posição mais elevada, e pelas alças em alumínio, com melhor empunhadura.
Destaque também para o aumento da capacidade do tanque de combustível. Com 13,4 litros, garante maior autonomia do modelo.
A XRE 300 é equipada com motor DOHC (Double Over Camshaft), de 291,6 cm3, monocilíndrico, quatro tempos, arrefecido a ar, radiador de óleo e sistema de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection). Desenvolve potência máxima de 26,1 cv a 7.500 rpm e torque 2,81 kgf.m a 6.500 rpm quando alimentada com gasolina, e 26,3 cv e 7.500 rpm e 2,85 kgf.m a 6.500 rpm, respectivamente, quando for abastecida com etanol.
O modelo possui ainda câmbio de cinco velocidades, com escalonamento que permite o aproveitamento da potência e do torque, exigindo menos trocas de marchas. Recebe ainda partida elétrica e bateria selada, isenta de manutenção periódica.
Para garantir agilidade e fácil pilotagem, a XRE 300 conta com chassi do tipo semiduplo. A configuração é ideal para um comportamento mais estável em qualquer situação.
Pensando em absorver os impactos e assegurar resistência a torções, o conjunto de suspensão apresenta, na dianteira, garfo telescópio com 245 mm de curso. Na traseira, conta com mono-amortecida do tipo Pro-link e balança de alumínio, com 225 mm de curso, garantindo uma pilotagem macia e agradável em qualquer situação.
A motocicleta recebe rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, com aro em alumínio. Os pneus são de uso misto e dão um visual mais arrojado para a XRE 300.
Na versão Standard, conta com freio dianteiro a disco, com 256 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão, e o traseiro também a disco, com 220 mm de diâmetro de pistão simples. Já a versão com C-ABS, recebe a tecnologia exclusiva Honda para modelos on/off road. O sistema é equipado com sensores de velocidade nas rodas traseira e dianteira, um módulo de controle que processa as informações fornecidas por estes sensores, cáliper de três pistões na dianteira, freio a disco na traseira e luz de advertência do funcionamento no painel.
A segurança é reforçada pela presença do Sistema Honda de Proteção, composto por shutter-key (fechadura adicional acionada com chave sextavada e combinações magnéticas) aliado ao comb-lock (trava do guidão combinada à chave de ignição).
A XRE 300 2013 está disponível nas concessionárias Honda nas cores preta, vermelha metálica e branca, e tem garantia de um ano, sem limite de quilometragem.
Especificações Técnicas
CB 300R (versão Standard)
CATEGORIA | Street Sport |
MOTOR | DOHC, 291,6cm3, 4 tempos, 4 válvulas, arrefecido a ar |
POTÊNCIA MÁXIMA | 26,53 cv a 7.500 rpm (gasolina) 26,73 cv a 7.500 rpm (etanol) |
TORQUE MÁXIMO | 2,82 kgf.m a 6.500 rpm (gasolina) 2,86 kgf.m a 6.500 rpm (etanol) |
DIÂMETRO X CURSO | 79,0 x 59,5 mm |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica de combustível PGM-FI |
RELAÇÃO DE COMPRESSÃO | 9,0 : 1 |
SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO | Forçada, por bomba trocoidal |
SISTEMA DE IGNIÇÃO | Eletrônica |
BATERIA | 12V – 6 Ah |
FAROL (ALTO/BAIXO) | 60/55W |
SISTEMA DE PARTIDA | Elétrica |
CAPACIDADE DO TANQUE | 18,4 litros ( 5,4 litros de reserva) |
ÓLEO DO MOTOR | 2,0 litros (1,5 litro para troca) |
TRANSMISSÃO | 5 velocidades |
TRANSMISSÃO FINAL | Corrente com anéis de vedação |
EMBREAGEM | Multidisco em banho de óleo |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo telescópico com 130 mm de curso |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Monoamortecida com 105 mm de curso |
FREIO DIANTEIRO | Disco simples de 276 mm de diâmetro Cáliper de duplo pistão |
FREIO TRASEIRO | A disco com 240 mm de diâmetro |
PNEU DIANTEIRO | 110/70 – 17M/C (54H) |
PNEU TRASEIRO | 140/70 – 17M/C (66H) |
CHASSI | Berço semiduplo |
ALTURA DO ASSENTO | 781 mm |
ALTURA MÍNIMA DO SOLO | 183 mm |
DIMENSÕES (C x L x A) | 2.085 x 745 x 1.040 |
ENTRE-EIXOS | 1.402 mm |
PESO SECO | 147 kg |
Especificações Técnicas
CB 300R (versão com C-ABS)
Categoria | Street Sport |
Motor | DOHC, 291,6 cm3, 4 tempos, 4 válvulas, arrefecido a ar |
Potência máxima | 26,53 cv a 7.500 rpm (gasolina) 26,73 cv a 7.500 rpm (etanol) |
Torque máximo | 2,82 kgf.m a 6.500 rpm (gasolina) 2,86 kgf.m a 6.500 rpm (etanol) |
Diâmetro x curso | 79,0 x 59,5 mm |
Alimentação | Injeção eletrônica de combustível PGM-FI |
Relação de compressão | 9,0 : 1 |
Sistema de lubrificação | Forçada, por bomba trocoidal |
Sistema de ignição | Eletrônica |
Bateria | 12V – 6 Ah |
Farol (alto/baixo) | 60/55W |
Sistema de partida | Elétrica |
Capacidade do tanque | 18,4 litros ( 5,4 litros de reserva) |
Óleo do motor | 2,0 litros (1,5 litro para troca) |
Transmissão | 5 velocidades |
Transmissão final | Corrente com anéis de vedação |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico com 130 mm de curso |
Suspensão traseira | Monoamortecida com 105 mm de curso |
Freio dianteiro | Disco simples de 276 mm de diâmetro com cáliper de três pistões |
Freio traseiro | A disco com 240 mm de diâmetro |
Pneu dianteiro | 110/70 – 17M/C (54H) |
Pneu traseiro | 140/70 – 17M/C (66H) |
Chassi | Berço semiduplo |
Altura do assento | 781 mm |
Altura mínima do solo | 183 mm |
Dimensões (c x l x a) | 2.085 x 745 x 1.040 |
Entre-eixos | 1.402 mm |
Peso seco | 151 kg |
Especificações Técnicas
XRE 300 – versão Standard
Categoria | Adventure touring |
Motor | 291,6cm3, DOHC, monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, arrefecido a ar |
Potência máxima | 26,1 cv a 7.500 rpm (gasolina) 26,3 cv e 7.500 rpm (etanol) |
Torque máximo | 2,81 kgf.m a 6.500 rpm (gasolina) 2,85 kgf.m a 6.500 rpm (etanol) |
Diâmetro x curso | 79,0 x 59,5 mm |
Alimentação | Injeção eletrônica de combustível PGM-FI |
Relação de compressão | 9,0 : 1 |
Sistema de lubrificação | Forçada, por bomba trocoidal |
Sistema de ignição | Eletrônica |
Bateria | 12V – 5 Ah |
Farol (alto/baixo) | 60/55W |
Sistema de partida | Elétrica |
Capacidade do tanque | 13,4 litros (3,2 litros de reserva) |
Óleo do motor | 2,0 litros (1,4 litro para troca) |
Transmissão | 5 velocidades |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico com 245 mm de curso |
Suspensão traseira | Pro-Link com 225 mm de curso |
Freio dianteiro | Disco simples de 256 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão |
Freio traseiro | Disco simples de 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples |
Pneu dianteiro | 90/90 – 21M/C (54S) |
Pneu traseiro | 120/80 – 18M/C (62S) |
Chassi | Berço semiduplo |
Altura do assento | 860 mm |
Altura mínima do solo | 259 mm |
Dimensões (C x L x A) | 2.171 x 830 x 1.181 mm |
Entre-eixos | 1.417 mm |
Peso seco | 144 kg |
Especificações Técnicas
XRE 300 – versão C-ABS
Categoria | Adventure touring |
Motor | 291,6cm3, DOHC, monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, arrefecido a ar |
Potência máxima | 26,1 cv a 7.500 rpm (gasolina) 26,3 cv e 7.500 rpm (etanol) |
Torque máximo | 2,81 kgf.m a 6.500 rpm (gasolina) 2,85 kgf.m a 6.500 rpm (etanol) |
Diâmetro x curso | 79,0 x 59,5 mm |
Alimentação | Injeção eletrônica de combustível PGM-FI |
Relação de compressão | 9,0 : 1 |
Sistema de lubrificação | Forçada, por bomba trocoidal |
Sistema de ignição | Eletrônica |
Bateria | 12V – 5 Ah |
Farol (alto/baixo) | 60/55W |
Sistema de partida | Elétrica |
Capacidade do tanque | 13,4 litros (3,2 litros de reserva) |
Óleo do motor | 2,0 litros (1,4 litro para troca) |
Transmissão | 5 velocidades |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico com 245 mm de curso |
Suspensão traseira | Pro-Link com 225 mm de curso |
Freio dianteiro | Disco simples de 256 mm de diâmetro e cáliper de três pistões |
Freio traseiro | Disco simples de 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples |
Pneu dianteiro | 90/90 – 21M/C (54S) |
Pneu traseiro | 120/80 – 18M/C (62S) |
Chassi | Berço semiduplo |
Altura do assento | 860 mm |
Altura mínima do solo | 259 mm |
Dimensões (c x l x a) | 2.171 x 830 x 1.181 mm |
Entre-eixos | 1.417 mm |
Peso seco | 151 kg |