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CB 300R e XRE 300 recebem tecnologia Flex e novo design

CB 300R e XRE 300 recebem tecnologia Flex e novo design

Marca amplia seu line-up de modelos bicombustíveis e reforça o seu compromisso global com tecnologias amigáveis ao meio ambiente

Após completar a marca de 2 milhões de motocicletas Flex produzidas e a excelente aceitação dos consumidores brasileiros por essa tecnologia, a Honda dá mais um passo na ampliação da gama de modelos bicombustíveis produzidos no País. Com os sucessos da Biz 125, CG 150 Fan, CG 150 Titan e NXR 150 Bros, a empresa amplia o seu line-up de motos bicombustíveis com a chegada da CB 300R e da XRE 300 Flex.

A utilização da tecnologia em seus modelos reforça o compromisso ambiental da Honda, uma vez que o etanol (álcool), além de estar alinhado com a estratégia de matrizes energéticas do governo brasileiro, tem as vantagens de ser uma fonte de energia renovável, poluir menos que os combustíveis fósseis e não possuir enxofre em sua composição – tornando sua combustão mais limpa. Os dois modelos também receberam alterações no design.

Tecnologia de ponta

O sistema Flex possui componentes exclusivos e dispensa qualquer tipo de adaptação, permitindo o uso da gasolina, do etanol ou da mistura dos dois. Além disso, é recomendável que o próprio tanque contenha um mínino de 20% de gasolina para que se garanta a partido a frio.

A tecnologia Flex é coordenada por um ECM (Engine Control Module) exclusivo, interligado a sensores que monitoram o desempenho do motor e transmitem informações sobre a mistura que está sendo utilizada. De acordo com os dados fornecidos por estes sensores, o ECM escolhe o melhor programa de funcionamento, conforme proporção de gasolina/etanol no tanque.

O sensor de oxigênio, localizado logo na saída do motor é o principal responsável pelo perfeito funcionamento do sistema bicombustível. Ele faz a leitura dos gases queimados e passa a informação ao ECM. Com base no mapa de funcionamento escolhido, o ECM transmite as informações ao bico injetor, que fornecerá a quantidade adequada de combustível para a queima, levando-se em conta a mistura que está sendo utilizada, e assim acertará o ponto de ignição.

Para receber a tecnologia, algumas alterações técnicas foram necessárias. O bocal injetor exclusivo permite maior vazão, enquanto o filtro de combustível secundário possui maior capacidade de retenção de sujeiras e evita o entupimento precoce da bomba. O gerador foi adequado para atender ao maior esforço provocado pela partida a frio. O tratamento interno do tanque e o potenciômetro do marcador de combustível foram alterados para funcionamento com álcool. Por fim, a bomba de combustível ganhou tratamento interno para suportar o uso do álcool.

Além de toda a tecnologia aplicada, os modelos CB 300R e XRE 300 atendem aos rigorosos padrões estabelecidos pelo Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), apresentando níveis de emissões expressivamente mais baixos que os estipulados pela legislação, conforme tabela abaixo:

 

 

Limite   Promot (g/km)

CB   300R (g/km)

XRE   300 (g/km)

Gasolina

 

Gasolina

 

Monóxido   de Carbono (CO)

2,000

0,895

 

1,340

 

Hidrocarbonetos   (HC)

0,800

0,096

 

0,195

 

Óxido   de Nitrogênio (NOx)

0,150

0,069

 

0,063

 

 

Uma autêntica “Street Sport Naked

Com linhas agressivas e um visual sofisticado, a CB 300R chama a atenção por sua força e esportividade. O modelo proporciona excelente desempenho tanto no uso urbano, para locomoção diária, quanto nas estradas, para lazer nos finais de semana.

Seguindo o conceito “street fighter”, o modelo recebe design inovador, apresentando linhas que transmitem força na dianteira e leveza na traseira. A carenagem frontal é moderna e esportiva, além de estar integrada ao conjunto óptico. O farol, com refletor multifocal, garante boa visibilidade noturna.

A novidade na versão 2013 é o defletor na lateral integrado à carenagem e localizado próximo ao tanque de combustível, deixando o modelo imponente.

Já a parte traseira, apresenta lanterna exclusiva e a rabeta curta e afilada, reforçando sua leveza. O assento em dois níveis garante o conforto tanto do piloto quanto do garupa. Para este último, há também alças em alumínio, que completam o design da motocicleta e oferecem mais conforto e segurança.

O painel de instrumentos da CB 300R traz tacômetro analógico e display digital com velocímetro, hodômetro total e parcial, marcador de nível de combustível, luzes indicadoras de injeção eletrônica, neutro, farol alto e sinalizadores de direção. Visando orientar o consumidor com relação ao funcionamento da tecnologia Flex, o painel traz ainda uma nova luz indicadora, que acenderá sempre que houver uma elevada concentração de etanol (álcool) no tanque e temperatura ambiente abaixo de 15ºC no momento da partida que indicará uma possível dificuldade de partida a frio do motor. Após o aquecimento do motor, a luz se apagará.

Para garantir agilidade na pilotagem urbana e bom desempenho nas estradas, o modelo é equipado com o motor DOHC (Double Over Head Camshaft), de 291,6 cm3, com duplo comando de válvula no cabeçote, monocilíndrico, quatro tempos, com quatro válvulas e radiador de óleo. Enquanto a motocicleta desenvolve torque de 2,82 kgf.m a 6.500 rpm e potência 26,53 cv a 7.500 rpm quando abastecida a gasolina, estes valores mudam para 2,86 kgf.m a 6.500 rpm e 26,73 cv a 7.500 rpm , respectivamente quando utilizado álcool.

A motocicleta recebe ainda sistema de injeção eletrônica de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection), garantindo acelerações progressivas e lineares.

Do tipo berço semiduplo em aço tubular, o chassi da CB 300R proporciona resistência às torções e excelente dirigibilidade. O modelo conta com partida elétrica e bateria selada, isenta de manutenção periódica.

O modelo é equipado com suspensões dianteira do tipo garfo telescópio com 130 mm de curso, e traseira monoamortecida com 105 mm de curso. A CB 300R utiliza pneus esportivos largos e de perfil baixo, do tipo 110/70 – 17 M/C na dianteira e 140/70 – 17 M/C na traseira, que garantem estabilidade, tração e aderência. As rodas de alumínio de cinco raios duplos e 17 polegadas possuem desenho exclusivo e reforçam a esportividade do modelo.

Quando o assunto é a segurança, a versão 2013 Standard conta com freio dianteiro a disco com 276 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão e traseiro, também a disco, com 240 mm de diâmetro. Há também a opção com freios C-ABS, que reúne os benefícios do ABS (Anti-Lock Brake System) e do CBS (Combined Brake System).

Completando o conjunto, recebe ainda o Sistema Honda de Proteção, composto por shutter-key (fechadura acionada com chave sextavada e combinação magnéticas) e comb-lock (trava do guidão combinada à chave de ignição).

Disponível nas cores preta, vermelha metálica e amarela, a CB 300R 2013 está disponível nas concessionárias Honda desde fevereiro de 2013.  A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

 

Para encarar qualquer desafio

Referência em pilotagem confortável e versátil, a XRE 300 é ideal para quem necessita de um meio de locomoção para o dia a dia nas cidades e para aqueles que desejam viajar ou se aventurar por estradas de terra nos finais de semana. O modelo vem conquistando cada vez mais os consumidores brasileiros com o seu DNA on/off road e suas linhas agressivas e modernas, transmitindo sofisticação, imponência e, consequentemente, grande diferenciação na categoria.

Seu design é distinto e reforça o seu visual “adventure”. Na dianteira, recebe farol multi-refletor em policarbonato de 60/55W, oferecendo excelente visibilidade noturna. Possui carenagem com acabamento preto texturizado, que garante grande resistência a riscos. A novidade da linha 2013 fica por conta de uma carenagem interna integrada com o para-lama principal e que oferece uma proteção maior contra respingos.

Na traseira, o conjunto óptico é formado por lanterna e sinalizadores independentes, suporte de placa alto e alças de alumínio integradas ao bagageiro em nylon de alta resistência.

Completo e totalmente digital, o painel de instrumentos está integrado à carenagem do farol e é possível fazer a leitura do marcador de combustível, tacômetro, velocímetro, hodômetro total e parcial, injeção eletrônica, piscas, farol alto e neutro, além da nova luz indicadora do sistema Flex.

A boa ergonomia é garantida pelo assento em dois níveis, que privilegia o conforto e oferece ótimo encaixa das pernas junto ao tanque. O guidão permite que o piloto mantenha os braços mais elevados, evitando a fadiga em longos percursos. Para o garupa, o conforto é garantido pelo assento, que o deixa em posição mais elevada, e pelas alças em alumínio, com melhor empunhadura.

Destaque também para o aumento da capacidade do tanque de combustível. Com 13,4 litros, garante maior autonomia do modelo.

A XRE 300 é equipada com motor DOHC (Double Over Camshaft), de 291,6 cm3, monocilíndrico, quatro tempos, arrefecido a ar, radiador de óleo e sistema de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection). Desenvolve potência máxima de 26,1 cv a 7.500 rpm e torque 2,81 kgf.m a 6.500 rpm quando alimentada com gasolina, e 26,3 cv e 7.500 rpm e 2,85 kgf.m a 6.500 rpm, respectivamente, quando for abastecida com etanol.

O modelo possui ainda câmbio de cinco velocidades, com escalonamento que permite o aproveitamento da potência e do torque, exigindo menos trocas de marchas. Recebe ainda partida elétrica e bateria selada, isenta de manutenção periódica.

Para garantir agilidade e fácil pilotagem, a XRE 300 conta com chassi do tipo semiduplo. A configuração é ideal para um comportamento mais estável em qualquer situação.

Pensando em absorver os impactos e assegurar resistência a torções, o conjunto de suspensão apresenta, na dianteira, garfo telescópio com 245 mm de curso. Na traseira, conta com mono-amortecida do tipo Pro-link e balança de alumínio, com 225 mm de curso, garantindo uma pilotagem macia e agradável em qualquer situação.

A motocicleta recebe rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, com aro em alumínio. Os pneus são de uso misto e dão um visual mais arrojado para a XRE 300.

Na versão Standard, conta com freio dianteiro a disco, com 256 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão, e o traseiro também a disco, com 220 mm de diâmetro de pistão simples. Já a versão com C-ABS, recebe a tecnologia exclusiva Honda para modelos on/off road. O sistema é equipado com sensores de velocidade nas rodas traseira e dianteira, um módulo de controle que processa as informações fornecidas por estes sensores, cáliper de três pistões na dianteira, freio a disco na traseira e luz de advertência do funcionamento no painel.

A segurança é reforçada pela presença do Sistema Honda de Proteção, composto por shutter-key (fechadura adicional acionada com chave sextavada e combinações magnéticas) aliado ao comb-lock (trava do guidão combinada à chave de ignição).

A XRE 300 2013 está disponível nas concessionárias Honda nas cores preta, vermelha metálica e branca, e tem garantia de um ano, sem limite de quilometragem.

 

 

Especificações Técnicas

CB 300R (versão Standard)

 

CATEGORIA

Street Sport

MOTOR

DOHC, 291,6cm3, 4 tempos, 4   válvulas, arrefecido a ar

POTÊNCIA MÁXIMA

26,53 cv a 7.500 rpm (gasolina)

26,73 cv a 7.500 rpm (etanol)

TORQUE MÁXIMO

2,82 kgf.m a 6.500 rpm (gasolina)

2,86 kgf.m a 6.500 rpm (etanol)

DIÂMETRO X CURSO

79,0 x 59,5 mm

ALIMENTAÇÃO

Injeção eletrônica de combustível PGM-FI

RELAÇÃO DE   COMPRESSÃO

9,0 : 1

SISTEMA DE   LUBRIFICAÇÃO

Forçada, por bomba trocoidal

SISTEMA DE IGNIÇÃO

Eletrônica

BATERIA

12V – 6 Ah

FAROL (ALTO/BAIXO)

60/55W

SISTEMA DE PARTIDA

Elétrica

CAPACIDADE DO   TANQUE

18,4 litros ( 5,4 litros de reserva)

ÓLEO DO MOTOR

2,0 litros (1,5 litro para troca)

TRANSMISSÃO

5 velocidades

TRANSMISSÃO FINAL

Corrente com anéis de vedação

EMBREAGEM

Multidisco em banho de óleo

SUSPENSÃO DIANTEIRA

Garfo telescópico com 130 mm de curso

SUSPENSÃO TRASEIRA

Monoamortecida com 105 mm de curso

FREIO DIANTEIRO

Disco simples de 276 mm de diâmetro

Cáliper de duplo pistão

FREIO TRASEIRO

A disco com 240 mm de diâmetro

PNEU DIANTEIRO

110/70 – 17M/C (54H)

PNEU TRASEIRO

140/70 – 17M/C (66H)

CHASSI

Berço semiduplo

ALTURA DO ASSENTO

781 mm

ALTURA MÍNIMA DO   SOLO

183 mm

DIMENSÕES (C x L x   A)

2.085 x 745 x 1.040

ENTRE-EIXOS

1.402 mm

PESO SECO

147 kg

 

Especificações Técnicas

CB 300R (versão com C-ABS)

 

Categoria

Street Sport

Motor

DOHC, 291,6 cm3, 4 tempos, 4 válvulas,   arrefecido a ar

Potência máxima

26,53 cv a 7.500 rpm (gasolina)

26,73 cv a 7.500 rpm (etanol)

Torque máximo

2,82 kgf.m a 6.500 rpm (gasolina)

2,86 kgf.m a 6.500 rpm (etanol)

Diâmetro x curso

79,0 x 59,5 mm

Alimentação

Injeção eletrônica de combustível PGM-FI

Relação de   compressão

9,0 : 1

Sistema de   lubrificação

Forçada, por bomba trocoidal

Sistema de ignição

Eletrônica

Bateria

12V – 6 Ah

Farol (alto/baixo)

60/55W

Sistema de partida

Elétrica

Capacidade do   tanque

18,4 litros ( 5,4 litros de reserva)

Óleo do motor

2,0 litros (1,5 litro para troca)

Transmissão

5 velocidades

Transmissão final

Corrente com anéis de vedação

Embreagem

Multidisco em banho de óleo

Suspensão dianteira

Garfo telescópico com 130 mm de curso

Suspensão traseira

Monoamortecida com 105 mm de curso

Freio dianteiro

Disco simples de 276 mm de diâmetro com   cáliper de três pistões

Freio traseiro

A disco com 240 mm de diâmetro

Pneu dianteiro

110/70 – 17M/C (54H)

Pneu traseiro

140/70 – 17M/C (66H)

Chassi

Berço semiduplo

Altura do assento

781 mm

Altura mínima do   solo

183 mm

Dimensões (c x l x   a)

2.085 x 745 x 1.040

Entre-eixos

1.402 mm

Peso seco

151 kg

 

 

Especificações Técnicas

XRE 300 – versão Standard

 

Categoria

Adventure touring

Motor

291,6cm3, DOHC, monocilíndrico,   4 tempos, 4 válvulas, arrefecido a ar

Potência máxima

26,1 cv a 7.500 rpm (gasolina)

26,3 cv e 7.500 rpm (etanol)

Torque máximo

2,81 kgf.m a 6.500 rpm (gasolina)

2,85 kgf.m a 6.500 rpm (etanol)

Diâmetro x curso

79,0 x 59,5 mm

Alimentação

Injeção eletrônica de combustível PGM-FI

Relação de   compressão

9,0 : 1

Sistema de   lubrificação

Forçada, por bomba trocoidal

Sistema de ignição

Eletrônica

Bateria

12V – 5 Ah

Farol (alto/baixo)

60/55W

Sistema de partida

Elétrica

Capacidade do   tanque

13,4 litros (3,2 litros de reserva)

Óleo do motor

2,0 litros (1,4 litro para troca)

Transmissão

5 velocidades

Embreagem

Multidisco em banho de óleo

Suspensão dianteira

Garfo telescópico com 245 mm de curso

Suspensão traseira

Pro-Link com 225 mm de curso

Freio dianteiro

Disco simples de 256 mm de diâmetro e   cáliper de duplo pistão

Freio traseiro

Disco simples de 220 mm de diâmetro e   cáliper de pistão simples

Pneu dianteiro

90/90 – 21M/C (54S)

Pneu traseiro

120/80 – 18M/C (62S)

Chassi

Berço semiduplo

Altura do assento

860 mm

Altura mínima do   solo

259 mm

Dimensões (C x L x   A)

2.171 x 830 x 1.181 mm

Entre-eixos

1.417 mm

Peso seco

144 kg

 

Especificações Técnicas

XRE 300 – versão C-ABS

 

Categoria

Adventure touring

Motor

291,6cm3, DOHC, monocilíndrico,   4 tempos, 4 válvulas, arrefecido a ar

Potência máxima

26,1 cv a 7.500 rpm (gasolina)

26,3 cv e 7.500 rpm (etanol)

Torque máximo

2,81 kgf.m a 6.500 rpm (gasolina)

2,85 kgf.m a 6.500 rpm (etanol)

Diâmetro x curso

79,0 x 59,5 mm

Alimentação

Injeção eletrônica de combustível PGM-FI

Relação de   compressão

9,0 : 1

Sistema de   lubrificação

Forçada, por bomba trocoidal

Sistema de ignição

Eletrônica

Bateria

12V – 5 Ah

Farol (alto/baixo)

60/55W

Sistema de partida

Elétrica

Capacidade do   tanque

13,4 litros (3,2 litros de reserva)

Óleo do motor

2,0 litros (1,4 litro para troca)

Transmissão

5 velocidades

Embreagem

Multidisco em banho de óleo

Suspensão dianteira

Garfo telescópico com 245 mm de curso

Suspensão traseira

Pro-Link com 225 mm de curso

Freio dianteiro

Disco simples de 256 mm de diâmetro e   cáliper de três pistões

Freio traseiro

Disco simples de 220 mm de diâmetro e cáliper   de pistão simples

Pneu dianteiro

90/90 – 21M/C (54S)

Pneu traseiro

120/80 – 18M/C (62S)

Chassi

Berço semiduplo

Altura do assento

860 mm

Altura mínima do   solo

259 mm

Dimensões (c x l x   a)

2.171 x 830 x 1.181 mm

Entre-eixos

1.417 mm

Peso seco

151 kg

 

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