CONCESSIONÁRIA ECOLÓGICA
A Esport Motor foi certificada pela Moto Honda no “Programa Green Dealer - Concessionária Ecológica", projeto implantado no início de 2008, que incentiva a rede a adotar uma postura ecologicamente responsável com a preservação do meio ambiente e o controle do aquecimento global.
Para o desenvolvimento do Programa, a empresa tomou como base as ações de preservação adotadas pela fábrica Moto Honda em Manaus, que recicla 97% dos resíduos gerados na produção de suas motocicletas e promove 148 programas de gestão ambiental – dentre eles sua Estação de Tratamento de Efluentes e seu Laboratório de Emissão de Gases.
Em dezembro de 2008, a Moto Honda da Amazônia certificou as concessionárias que comprovaram que 100% dos resíduos gerados por sua prestação de serviços de pós- venda, foram encaminhados a um destino ecologicamente correto.
Dentre os itens verificados, estão: metais, plásticos, borracha, pneu, papel, tecido, líquido, ácidos, combustível, solventes, óleo lubrificante e baterias usadas. Além disso, ações como utilização de sistemas de exaustão de gases nas oficinas, reutilização e redução do consumo de energia também são consideradas.
O grande desafio do programa é encontrar empresas devidamente certificadas para prestação de serviço de coleta e destinação adequada dos materiais.
A responsabilidade social e sustentabilidade fazem parte da história da Honda desde a sua fundação, em 1948, no Japão, e têm sido uma das bases que fazem da empresa uma das mais respeitadas em seu segmento de atuação. Mundialmente adotado, o lema "Together for Tomorrow" ou "Juntos para o Amanhã", sintetiza o espírito que norteia as atividades socioambientais, transmitindo que a união com as comunidades é o caminho para a construção de um mundo melhor para as gerações de hoje e do futuro.
A Esport Motor divide esta conquista com toda equipe e a sociedade local, enfatizando o compromisso na redução dos impactos ambientais através do contínuo aperfeiçoamento das atividades, cuidando HOJE do meio ambiente de AMANHÃ.
Controle de gases poluentes
A terceira fase do Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), que entrou em vigor em 1º de Janeiro de 2009, determina níveis de emissões bastante reduzidos. Porém, desde 2008, a Honda voluntariamente vem se antecipando e ajustando seus modelos à nova fase de legislação. Hoje, as emissões de todos os modelos da linha 2009 não só atendem ao Promot 3, mas estão em níveis bem inferiores aos limites estabelecidos.
O limite de emissões estipulado é de 2g/km de CO (monóxido de carbono), 0,8g/km (para motocicletas até 150 cm³) e 0,3g/km (para aquelas acima de 150 cm³) de HC (hidrocarbonetos), e 0,15g/km de NOx (óxido de nitrogênio).
Vale esclarecer que as motocicletas produzidas pela Moto Honda da Amazônia em 2008 e alinhadas ao Promot 2 continuarão sendo comercializadas ao consumidor final enquanto houver estoques nas concessionárias.
Controle de Emissões de gases poluentes:
CG 125 FAN Nível exigido* Nível abaixo do exigido
CO (monóxido de carbono) 2,0 g/km 0,648 g/km (-67,6%)
HC (hidrocarbonetos) 0,3 g/Km 0,189 g/km (-37%)
NOx (óxido de nitrogênio) 0,15g/km 0,074 g/km (- 50,6%)
CG 150 TITAN Nível exigido* Nível abaixo do determinado
CO (monóxido de carbono) 2,0 g/km 0,719 g/km (-64,%)
HC (hidrocarbonetos) 0,3 g/Km 0,161 g/km (-46%)
NOx (óxido de nitrogênio) 0,15g/km 0,051 g/km (- 66%)
*Nível de poluição exigido pela Norma Promot 3. As motocicletas Honda com níveis bem abaixo do exigido.