Manual de motocicletas Honda tem selo florestal e impressão com tinta de soja
Material será impresso com papel e tinta ecologicamente corretos, e apresentará novo capítulo dedicado à segurança no trânsito
Seguindo o conceito de respeito ao meio ambiente adotado pela Honda globalmente, a partir deste mês, todos os manuais de motocicletas da marca passam a ser produzidos com papel proveniente do manejo ecologicamente adequado, trazendo o selo florestal “FSC”, certificação do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal.
Além disso, a impressão passa a ser realizada com tinta a base de soja, que contém quantidades variáveis de óleo de soja em substituição aos óleos de petróleo. O óleo de soja é atóxico sendo inclusive utilizado em cozinha e o processo de impressão é reconhecido internacionalmente por sua contribuição ambiental com o selo "Soy Ink".
A segurança dos motociclistas e a harmonia no trânsito também são compromissos da marca Honda. Por esse motivo a empresa dedica espaço em seus manuais para fornecer informações importantes ao motociclista a respeito do dia a dia no trânsito.
No novo manual, seguindo as recomendações da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), o capítulo dedicado à Segurança no Trânsito conta com informações sobre as Normas de Circulação, direção defensiva e sinalização, entre outros.
Ações em prol do meio ambiente
A Honda tem como princípio minimizar o impacto ambiental gerado por suas atividades corporativas e pelo uso de seus produtos. A partir do lema Together for Tomorrow, que contempla quatro frentes de atuação: meio ambiente, educação, comunidade e segurança no trânsito, a empresa promove ações em prol da melhoria da qualidade de vida da população local. Além disso, prioriza o uso racional e sustentável dos recursos naturais, bem como o tratamento e recuperação destes.
Dentre as iniciativas que visam a proteção ao meio ambiente, algumas merecem especial destaque:
- Green Factory (Fábrica Ecológica): conceito mundial da Honda que contempla gerenciamento de resíduos, eficiência energética, uso racional da água e redução de emissões atmosféricas.
- Green Dealer: programa implementado para orientar e certificar as concessionárias que realizam a destinação correta dos resíduos gerados na prestação de serviços, tais como: metais, plásticos, borracha, papel, combustíveis, solventes, óleo lubrificante, baterias usadas, entre outros. Recebe o certificado “Concessionária Ecológica” toda a autorizada que comprova a destinação correta de 100% dos resíduos gerados. Desde o início do programa, em 2008, mais de 150 concessionárias Honda, de motocicletas e automóveis, já foram certificadas.
- Utilização de componentes recicláveis: Honda conta com a utilização de plásticos biodegradáveis para proteger os bancos dos automóveis dos modelos produzidos no Brasil, e material fabricado a partir de garrafas PET para a proteção dos discos de freio dos automóveis destinados à exportação.
- Transporte de motocicletas por meio do inovador sistema NPD (Non Packing Delivery): as motocicletas são enviadas da fábrica para a rede de concessionárias totalmente montadas, sem necessidade de embalagem, sendo acondicionadas em racks metálicos retornáveis, o que representa uma economia estimada de 11.700 toneladas de madeira por ano.
Estas e outras informações podem ser encontradas em detalhes no Relatório de Contribuição Social 2009, disponível para leitura no site www.honda.com.br
Jornalista Responsável: Ricardo Ghigonetto (Mtb. 14.150)