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Manutenção Preventiva

Manutenção Preventiva

A finalidade da manutenção preventiva é manter a motocicleta sempre em condições ideais de funcionamento, proporcionando uma utilização segura e livre de problemas.


O plano de manutenção preventiva especifica com que freqüência os serviços devem ser efetuados e quais itens necessitam de atenção. É fundamental seguir os intervalos especificados para garantir o desempenho adequado do controle de emissões, além de maior segurança e confiabilidade.

Os intervalos de manutenção são baseados em condições normais de uso. Motocicletas usadas em condições  rigorosas ou incomuns necessitam de serviços mais freqüentes. A assistência técnica especializada Honda determina os intervalos adequados às condições de uso particulares.

Filtro de ar
1. Impede a passagem de partículas de sujeira para o motor;
2. Um filtro contaminado obstrui a passagem de ar, aumentando o consumo de combustível em até 20%, permitindo a passagem de sujeira para o motor, provocando danos no cilindro, pistão e anéis, comprometendo a vida útil do motor.

Pneus
1. Calibragem baixa – Deixa a motocicleta mais pesada, aumenta o consumo de combustível, provoca desgaste irregular no pneu e afeta a estabilidade;
2. Calibragem alta – Afeta a frenagem e provoca desgaste prematuro de molas, amortecedores e outros componentes.

Transmissão
1. Durante a pilotagem, a transmissão pode atingir a temperatura de até 70ºC se não estiver bem regulada e lubrificada. A temperatura pode subir muito e diminuir em até 20% a vida útil das peças.

Válvulas
1. A folga é para tolerar a alteração do tamanho das válvulas devido à dilatação térmica;
2. Folga excessiva – Pode ocasionar ruídos e baixo desempenho do motor;
3. Folga insuficiente – Abre a válvula quando o motor estiver quente, resultando marcha lenta irregular, queima das válvulas e pode ocasionar retorno de chama e incêndio à motocicleta. Quando a válvula for de admissão, falta de lubrificação de componentes e desgaste prematuros das peças.


Balança traseira
1. Utiliza a articulação dianteira como ponto de apoio e fixa o eixo da roda traseira na extremidade posterior, assim permite que a roda responda rapidamente às variações da superfície do piso;
2. O não funcionamento correto das articulações ocasiona desconforto para o piloto e falta de estabilidade para a motocicleta.

Rolamento da coluna de direção
1. Lubrificar de acordo com a quilometragem recomendada pela fábrica;
2. A não lubrificação pode ocasionar desgaste prematuro do rolamento. O movimento pesado do guidão prejudica a estabilidade da motocicleta.

Freios
1. Diminui a velocidade através do atrito das pastilhas/lonas no cubo ou disco;
2. Um freio mal regulado diminui drasticamente a capacidade de frenagem e isso pode fazer toda a diferença em uma situação de emergência.

Sistema de combustível
1. Tem a função de misturar gasolina e ar na proporção correta para o motor;
2. Tubulação, filtros, giclês ou bicos injetores obstruídos causam baixo rendimento ou falha do motor.

 

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