Honda desenvolve estação de energia solar de hidrogênio
Local já está em operação em Los Angeles (EUA) e servirá para reabastecer o modelo FCX Clarity
Seguindo o compromisso global da companhia em investir em tecnologias para um mundo sustentável, recentemente, a Honda R&D Americas, responsável pela criação de tecnologias avançadas e produtos da marca, desenvolveu e colocou em operação uma estação de energia solar de hidrogênio. Localizado no seu centro de pesquisa em Los Angeles, o local é destinado para o reabastecimento de veículos elétricos, entre eles o FCX Clarity.
Desenvolvido em uma única unidade e capaz de caber na garagem dos consumidores, a estação leva oito horas durante a noite para abastecer o carro com meio quilo de hidrogênio, quantidade suficiente para o deslocamento diário de um veículo elétrico.
A nova estação tem capacidade de colocar pressão e “eletrolizar” o hidrogênio, diferente dos modelos que a Honda vinha pesquisando que utilizava um compressor para gerar alta pressão. Com as modificações, a unidade teve seu tamanho reduzido, tornando-se mais compacta e melhorando a eficiência em mais de 25% quando comparada com a estação anterior.
Projetada para ser utilizada no dia a dia, a unidade permite ao usuário levantar e mover a mangueira de combustível sem a necessidade de enrolá-la. Além disso, por utilizar a energia solar e transformá-la em hidrogênio, não há a necessidade de armazenar este gás, reduzindo assim as emissões de CO2 na atmosfera.
Desenvolvida para suportar as necessidades dos futuros proprietários de veículos elétricos, a estação solar também foi projetada para complementar a rede pública de postos de hidrogênio.
Este é mais um projeto desenvolvido pela Honda R&D America, situada em Pasadena, no estado da Califórnia (EUA). A empresa foi inaugurada em 1975 e se destaca por investir constantemente em veículos tecnológicos e com design inovador, como o Honda Pilot e o Civic Si Coupe.
Jornalista Resposnável: Ricardo Ghigonetto (Mtb. 14.150)