CG 125 Cargo: resistência e simplicidade para o trabalho diário
Modelo é ideal para o transporte de carga na cidade e traz atributos como durabilidade e robustez
Atendendo às expectativas dos profissionais liberais e de empresas de motofrete, que necessitam de um veículo com boa relação custo-benefício, a Honda lança a CG 125 Cargo 2009. O modelo alia durabilidade e desempenho, características que o tornam ideal para trafegar no dia a dia.
Projetada especialmente para o transporte de carga e para o uso utilitário, a motocicleta tem como grandes diferenciais o bagageiro exclusivo, com capacidade para transportar até 20 kg de carga, e o novo assento de uso individual. Sua cor branca e a presença de apenas um adesivo básico da Honda no tanque de combustível proporcionam maior espaço e liberdade para padronização de empresas e frotistas.
A CG 125 Cargo traz ainda cavalete central como item de série. De fácil acionamento, oferece praticidade ao acomodar cargas no bagageiro e realizar eventuais manutenções na roda traseira.
O tanque tem capacidade para armazenar 15,1 litros de combustível, proporcionando grande autonomia. Seu formato oferece ótimo encaixe para as pernas do piloto, garantindo ergonomia e conforto para uso prolongado.
Resistência, durabilidade e baixo custo de manutenção são resultados da grande quantidade de peças injetadas na cor preta, mais resistentes a riscos quando comparadas às pintadas. Além disso, as novas tampas laterais e o paralama dianteiro transmitem robustez à motocicleta.
Consagrado motor OHC
Derivado da nova CG 125 Fan, seu propulsor tem concepção moderna. Com 124,7 cm3, monocilíndrico, quatro tempos e arrefecido a ar, o motor OHC (Over Head Camshaft) com comando de válvulas e balancins, ambos roletados, proporciona movimento preciso e suave das válvulas, resultando em menos perdas por atrito, menor desgaste das partes internas e maior economia de combustível. O arrefecimento do pistão por jato de óleo permite maior controle de sua temperatura. Estas características aumentam sua eficiência e elevam seu grau de durabilidade, o que resulta em pouca necessidade de manutenção e maior confiabilidade.
O sistema de exaustão reduz com eficiência a emissão de poluentes. O conjunto conta com válvula Pair, posicionada acima do motor, que tem como função injetar ar limpo no momento da exaustão dos gases. Apresenta também catalisador de 300 cel/pol2, posicionado à frente do motor. O escapamento em aço inoxidável, na cor preta, e o protetor cromado oferecem maior resistência a altas temperaturas e segurança ao piloto.
A CG 125 Cargo atende, com folga, às novas normas estabelecidas pela terceira fase do Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares). Segundo a legislação, as emissões de CO (monóxido de carbono) não podem superar os 2,0 g/km, enquanto a geração de hidrocarbonetos deve ser de, no máximo, 0,8 g/km e a produção de óxidos de nitrogênio não pode ultrapassar 0,15 g/km. A CG 125 Cargo, por sua vez, emite esses gases em níveis muito abaixo do máximo estabelecido: 0,648 g/km de CO (67,6% a menos), 0,189 g/km de hidrocarbonetos (76,3%) e 0,074 g/km de NOx (50,6%).
Alimentado por carburador do tipo PD, com 22,26 mm de diâmetro do Venturi, motor da CG 125 Cargo gera potência máxima de 11,6 cv a 8.250 rpm e torque de 1,06 kgf.m a 6.000 rpm. O elevado torque em baixas e médias rotações facilita a pilotagem urbana e atende às necessidades dos usuários que desejam um veículo forte e de alto desempenho para uso no dia a dia. Além disso, contribui com a economia de combustível.
Conjunto resistente
Com peso seco de 111,1 kg para a versão KS e 112,2 kg para a versão ES, a CG 125 Cargo conta com chassi do tipo diamond estampado, que oferece grande resistência a torções, melhor ciclística e dirigibilidade, além de agilidade e estabilidade em manobras urbanas.
O conjunto de suspensões garante resistência e conforto. Na dianteira, conta com garfo telescópico com curso de 115 mm. Na traseira, é duplo amortecido com curso de 82 mm.
Os pneus, do tipo 80/100 – 18 M/C 47P na dianteira e 90/90 18 M/C 57P na traseira, garantem durabilidade, baixo custo de manutenção e apresentam ótimo comportamento dinâmico. Aliados aos amortecedores traseiros, permitem ajustes de acordo com o peso transportado, proporcionando maior equilíbrio, estabilidade e segurança.
Os freios, a tambor com 130 mm de diâmetro tanto na dianteira quanto na traseira, proporcionam estabilidade e progressividade e também apresentam baixo custo de manutenção.
Com ignição do tipo CDI (Ignição por Descarga Capacitiva), a CG 125 Cargo está disponível em duas versões: KS, com partida a pedal, e ES, com partida elétrica. Assim, oferece maior liberdade de escolha ao frotista, que pode optar pela versão que melhor atenda às suas necessidades.
O modelo traz ainda transmissão de cinco velocidades e embreagem multidisco em banho de óleo, de acionamento preciso e macio. Conta com bateria selada, de maior vida útil e isenta de manutenção. O painel de instrumentos, robusto e de fácil leitura, traz velocímetro, hodômetro total e luzes indicadoras de direção, farol alto e ponto morto.
Com previsão de comercialização de 10 mil unidades em 2009, a CG 125 Cargo chega à rede de concessionárias em março. O modelo tem garantia de um ano e seu preço público sugerido é de R$ 5.140,00 para a versão KS e R$ 5.590 para a versão ES. Os valores têm como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas com frete e seguro.
Jornalista Responsável: Ricardo Ghigonetto (Mtb. 14.150)
Especificações Técnicas
Categoria Utility
Motor OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
Cilindrada 124,7 cc
Potência Máxima 8,53 kW (11,6 cv) a 8.250 rpm
Torque Máximo 10,4 N.m (1,06 kgf.m) a 6.000 rpm
Diâmetro x Curso 52,4 X 57,84 mm
Sistema de Alimentação Carburador (diâmetro do venturi: 22,26 mm)
Relação de Compressão 9,2 : 1
Ignição CDI
Bateria 12V – 4Ah (versão KS)
12V – 5Ah (versão ES)
Farol 35/35W
Sistema de Partida Pedal (versão KS)
Elétrica (versão ES)
Tanque de Combustível 15,1 litros (2,5 litros para reserva)
Óleo do Motor 1,2 litro (1,0 litro para troca)
Transmissão 5 velocidades
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Sistema de Lubrificação Forçada, por bomba trocoidal
Suspensão Dianteira Garfo telescópico com 115 mm de curso
Suspensão Traseira Convencional com 64 mm de curso
Freio Dianteiro / Diâmetro A tambor com 130 mm de diâmetro
Freio Traseiro / Diâmetro A tambor com 130 mm de diâmetro
Pneu Dianteiro 80/100-18M/C 47P
Pneu Traseiro 90/90-18M/C 57P
Chassi Diamond frame
Altura do Assento 780 mm
Distância Mínima do Solo 170 mm
Dimensões (C x L x A) 2.031 X 731 X 1.053 mm
Distância entre Eixos 1.307 mm
Peso Seco 111,1 kg (versão KS)
112,2 kg (versão ES)
Cores Branca