Esport Motor

Whatsapp (19) 3522-9200

Esport Motor São Carlos

Whatsapp (16) 3368-3060
Honda CB 1000R: uma “Extreme Street Fighter” com DNA esportivo

Honda CB 1000R: uma “Extreme Street Fighter” com DNA esportivo

Design agressivo, performance e conforto são algumas das principais características que marcam o modelo

A Honda não para de surpreender seus clientes e o próprio mercado
de motocicletas de alta cilindrada. A marca amplia ainda mais sua linha de produtos, com o lançamento de uma big naked, referência no
mercado internacional: a nova CB 1000R. Ideal tanto para a cidade como
para a estrada, o modelo, que será produzido em Manaus (AM), chega com uma nova proposta de pilotagem confortável e descontraída.

Consagrada no mercado europeu, a CB 1000R 2012 reúne desempenho e  potência semelhante aos modelos Super Sport, mas com maior conforto para a condução no uso urbano e estradeiro. Seu projeto ganhou forma com base nas necessidades e desejos dos consumidores mais exigentes, apreciadores de uma motocicleta esportiva aliada à praticidade e estilo de uma naked.
O resultado desta combinação é um modelo que se destaca entre os demais. A Honda conseguiu unir em uma mesma motocicleta o estilo “extreme street fighter” com todo o desempenho e esportividade característicos da marca.

Uma Fun Bike com design Street Fighter

Referência no segmento, o design é um de seus diferenciais. A CB 1000R 2012 chega com a proposta de oferecer aos motociclistas uma pilotagem baseada no conceito “Fun Bike”, onde o prazer e conforto de conduzir uma motocicleta ficam evidentes.

A parte dianteira possui conjunto óptico composto por farol com refletor multi-refletivo e luz de posição em LED (Light Emmiter Diode). Com painel integrado à compacta carenagem, o resultado remete não apenas a beleza e modernidade ao estilo street fighter da nova CB 1000R, mas também na melhora do comportamento aerodinâmico.

O painel de instrumentos é totalmente digital e conta com uma nova geometria, dividido em três grandes mostradores de LCD, onde é possível ver as informações de velocidade, quilometragem percorrida, rotações do motor, relógio digital, além das luzes indicadoras do nível de combustível e sinalização. 

O guidão de alumínio, mais largo que os de outros modelos da categoria, facilita o apoio graças à melhora do posicionamento dos braços do piloto, oferecendo muito mais conforto na condução. No entanto, nada chama mais a atenção no visual do que o potente motor descoberto.

Própria do estilo naked, essa característica promete agradar os consumidores brasileiros que buscavam um modelo de alta cilindrada com visual mais encorpado. Com estilo exclusivo, trata-se de um autêntico quatro cilindros em linha de 998,3 cm3 totalmente à mostra. 

O assento mais estreito auxilia o encaixe das pernas e possibilita uma pilotagem mais confortável. O tanque de combustível, com capacidade de 17 litros, oferece boa autonomia para viagens mais longas. Com desenho exclusivo, a roda traseira, apoiada em uma balança mono-braço, completam o conjunto com um visual único e incomparável.

Ciclística

Um dos pontos fortes da nova CB 1000R é sua centralização de massas. Neste sentido foram adotadas algumas soluções que contribuíram também para um visual mais arrojado. O escapamento curto e rebaixado tem a função de direcionar o centro de gravidade para baixo e mais a frente. A rabeta de dimensões reduzidas também segue o mesmo objetivo. Com isso, um dos pontos positivos fica por conta da estabilidade em curvas.

Outro atrativo está nas dimensões reduzidas da nova CB 1000R. A relação entre comprimento x largura x altura é de 2.105 mm x 805 mm x 1.095 mm. Além disso, a distância entre os eixos é de 1.445 mm, e a altura do assento é de 825 mm, o que permite um ótimo apoio dos pés no chão.

Quando o assunto é chassi, a Honda agregou à CB 1000R uma configuração de alumínio fundido, mais leve. Do tipo Diamond Frame, a peça é rígida e se destaca pelo equilíbrio gerado, contribuindo ainda mais na estabilidade, segurança e prazer na pilotagem.

O conjunto de suspensões ajustáveis também é outro diferencial. A frente um garfo telescópio invertido com curso de 120 mm. Já a suspensão traseira é mono-shock, com a balança em monobraço e curso de 128 mm, proporciona leveza, conforto e equilíbrio.

Na versão Standard, o sistema de freios combina um par de pinças de quatro pistões em um sistema de disco com 310 mm de diâmetro na dianteira. Na traseira, o disco de 256 mm de diâmetro é acionado por pinça de pistão duplo.

Também disponível na versão com freios Combined ABS (C-ABS), apresenta na dianteira, pinças de 6 pistões. O sistema é sinônimo de segurança sobre duas rodas. Reúne os benefícios do ABS (Anti-lock Brake System) e do CBS (Combined Brake System). Enquanto o primeiro evita o travamento das rodas em frenagens bruscas, facilitando o controle do veículo, o segundo distribui a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira.

Para reforçar o controle ciclístico, a CB 1000R é equipada com rodas de 17’’, com aro em alumínio. Na dianteira, o pneu tem a configuração 120/70. E na traseira, utiliza pneu 180/55.

Conjunto mecânico

O motor da CB 1000R foi projetado com base no propulsor CBR 1000RR Fireblade. Com quatro cilindros em linha, injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), DOHC (Double Over Head Camshaft), 16 válvulas, capacidade de 998,3 cm3 e arrefecimento a líquido, este motor proporciona acelerações rápidas já em baixas rotações de forma linear.

Redimensionada para a versão utilizada na CB 1000R, a potência máxima é de 125 cv a 10.000 rpm com torque máximo de 10,1 kgf.m a 7.750 rpm. Sua estrutura em alumínio, e tampa de magnésio resultam em uma motocicleta mais leve, com peso seco de 204 kg na versão STD e 208 kg na versão ABS.

A CB 1000R conta com o sistema de injeção de combustível PGM-FI.
A tecnologia vem com sensor de oxigênio e catalisadores, assegurando baixa emissão de gases poluentes. O modelo já está em conformidade com a norma Europeia Euro 3, similar ao PROMOT 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).

A nova CB 1000R recebe ainda o sistema de segurança HISS, desenvolvido pela Honda. O avançado sistema de identificação por meio de chip eletrônico, localizado na chave de ignição, faz com que somente a chave original tenha capacidade para acionar o motor. Com isso, o motociclista fica protegido contra tentativa de furtos com chaves não originais.

Disponível nas cores preta e verde metálica, a CB 1000R 2012 chega na rede de concessionárias Honda a partir de outubro, com previsão de produção anual de 1.500 motocicletas (1.200 unidades da versão Standard e 300 unidades com sistema C-ABS). Seu preço público sugerido é de R$ 37.800,00 para a versão Standard, e R$ 40.800,00 para a versão com freios C-ABS (valores com base no Estado de São Paulo, não incluem despesas com frete e seguro). A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

Jornalista Responsável: Ricardo Ghigonetto (Mtb. 14.150)

 

Whatsapp