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Motos terão freios ABS ou CBS obrigatórios

Motos terão freios ABS ou CBS obrigatórios

Resolução do Contran começa a valer em 2016 até implantação total, em 2019


MÁRIO CURCIO, AB

 

 
Desde o meio do ano a Honda produz versões da CG 150 equipadas com sistema CBS (foto: Mário Curcio)
O Diário Oficial da União publicou na terça-feira, 9, a resolução 509/2014 do Contran, que tornará obrigatórios os freios com sistema antitravamento ABS para motos de 300 centímetros cúbicos em diante. Os modelos até 299 cc terão de receber o sistema CBS, sigla em inglês para freios combinados, em que o acionamento do freio de uma das rodas faz atuar a outra também.

A resolução será aplicada de forma escalonada, como ocorreu com a adoção de airbags e ABS para os automóveis. A partir de 1º de janeiro de 2016, 10% das motos produzidas ou importadas terão de receber o sistema CBS ou ABS, conforme a cilindrada. Em 2017, 30% terão de receber um dos sistemas; em 2018 serão 60% das motos até a implantação total de um ou outro dispositivo a partir do dia 1º de janeiro de 2019.

“A indústria é favorável porque resulta em mais segurança. Todos os associados da Abraciclo aceitaram porque a adoção é escalonada e em 2016 somente 10% terão de receber os equipamentos”, afirma o diretor da Abraciclo, José Eduardo Gonçalves. Ele garante que até mesmo os fabricantes com tradição em modelos de 50 cc (em que o acréscimo de qualquer tecnologia resulta em aumento no preço final) apoiaram a medida.

Sobre o CBS, vale um esclarecimento: em regra, o acionamento dos freios dianteiro e traseiro de veículos de duas rodas é feito de maneira independente. O dianteiro é acionado com a mão direita e o traseiro, com o pé direito (no caso das motos) ou com a mão esquerda (em scooters).

Nos modelos equipados com CBS, o acionamento do freio de uma das rodas (em regra a traseira) resulta também na atuação do freio da outra roda. Um teste do Instituto Mauá feito com motos Honda CG 150 Titan a 60 km/h mostrou que o CBS pode encurtar a distância de frenagem em pelo menos 2,5 metros no caso de pilotos experientes até 14,1 metros se esses motociclistas forem inexperientes e frearem apenas com a roda de trás até travá-la. 

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